Nature

Novo em Pokemon Advance são Natures Pokemon. Natures afetam as estatísticas de um Pokemon - por exemplo, um Pokemon precipitada terão maior do que a velocidade usual. Para verificar a natureza do seu Pokemon, sob o olhar primeira tela do Resumo. Começando com HeartGold e SoulSilver, o stat levantadas serão destacadas em vermelho, enquanto o stat baixou tem uma tonalidade azul. Esta tabela mostra as alterações em cada stat, para cada tipo diferente da natureza, bem como qual o tipo de PokeBlocks eles gostam e não gostam.

1. O quê são natures?
É como o próprio nome diz, a natureza de seu pokémon, o seu jeito de se comportar, que acabam influenciando na batalha. Elas podem ajudar um certo stat e diminui outro, ou serem neutras. Cada nature que ajuda um stat multiplica seu poder por 1,1 , portanto se você tem um Poké com ataque 120 ele ficaria com ataque de 132, e se for prejudicial multiplica por 0,9, usando o mesmo exemplo, seu Poké teria 108 de ataque.


2. Onde posso ver a nature de meu Pokémon?

Diamond, Pearl & Platinum:
Nature


FireRed, LeafGreen, Ruby, Sapphire & Emerald:
Nature

3. Quais Pokémons tem quais natures?
Cada Pokémon pode ter a nature que você quiser (que por sinal são muitas), caso o seu Poké não tenha a nature de sua escolha, é só fazer o breed ou capturar outro Pokémon da mesma espécie.

Lista de natures:

+ Stat aumenta em 10%
-  Stat diminui em 10%
= Stat não muda

 

Nature Attack Defense Speed Spec Atk Spec Def Likes Dislikes
Adamant + = = - = Spicy Dry
Bashful = = = = =    
Bold - + = = = Sour Spicy
Brave + = - = = Spicy Sweet
Calm - = = = + Bitter Spicy
Careful = = = - + Bitter Dry
Docile = = = = =    
Gentle = - = = + Bitter Sour
Hardy = = = = =    
Hasty = - + = = Sweet Sour
Impish = + = - = Sour Dry
Jolly = = + - = Sweet Dry
Lax = + = = - Sour Bitter
Lonely + - = = = Spicy Sour
Mild = - = + = Dry Sour
Modest - = = + = Dry Spicy
Naïve = = + = - Sweet Bitter
Naughty + = = = - Spicy Bitter
Quiet = = - + = Dry Sweet
Quirky = = = = =    
Rash = = = + - Dry Bitter
Relaxed = + - = = Sour Sweet
Sassy = = - = + Bitter Sweet
Serious = = = = =    
Timid - = + = = Sweet Spicy

 

#Estratégias mais usadas em batalhas:

Estratégia: Choice Banders
Explicação: O item Choice Band multiplica o ataque do pokemon que esta o segurando em 1,5, e em compensação o poke só vai poder usar o mesmo golpe até morrer/ser trocado
Pokemons geralmente usados com essa estratégia: Heracross, Medicham, Tauros, Dodrio, Aerodactyl, Salamence, Slaking, Rhydon, Flygon, Metagross, Dugtrio
Como parar: Prever o que o adversário vai fazer e mandar um outro que agüente bem o golpe que ele vai usar. Pokemons como Skarmory, Shedinja, Gengar e Steelix são imunes ou têm resistência a maioria dos golpes usados por choice banders e te ajudaram bastante a pará-los

Estratégia: Spikes + Pokemon fantasma
Explicação: Quando seu oponente usa Spikes, cada pokemon não voador seu, ao entrar em campo perde uma certa porcentagem que pode a chegar a 25% do HP, dependendo do numero de vezes que o adversário usou spikes, o único jeito de se livrar disso, é usando Rapid Spin, esse golpe acaba com os Spikes que seu oponente usou, só que Rapid Spin não tem efeito algum se usado na frente de um pokemon fantasma
Pokemons geralmente usados com essa estratégia: Skarmory ou Forretress como Spikes e Dusclops/Gengar pra segurarem o Rapid Spin
Como parar: Usando Rapid Spinners que possam machucar Gengar ou Dusclops na troca, Starmie, Claydol, Donphan e Armado podem cuidar bem do Gengar, Claydol não para Dusclops se não tiver Toxic, para agilizar o processo Spikes ou golpes que induzem sono são bem vindos

Estratégia: Combinação de tanques físicos e especiais
Explicação: Com um pokemon que agüente bem ataques físicos e outro que agüenta bem ataques especiais, você consegue não sofrer muito dano da maioria dos ataques
Pokemons geralmente usados com essa estratégia: Regice, Blissey, Snorlax, Weezing, Forretress e Skarmory
Como parar: Mixed Sweepers são a melhor maneira, Gengar, Blaziken, Tyranitar, Salamence e companhia podem facilmente acabar com essas combinações, outra maneira é usando pokemons que não podem ser mortos por esses tanques como Milotic, Suicune, Swampert, Registeel... Jirachi com Sub 101 e Choice Banders também podem destruir essa estratégia. Como ultima opção temos Taunt (principalmente em Umby e TTar), que impede os pokemons de usarem golpes que não sejam ofensivos

Estratégia: Sub + Calm Mind/Bulk Up
Explicação: Sub obriga seu adversário a usar golpes de dano se quiserem quebrá-lo e CM/BU aumentam a resistência do pokemon tornando o Substitute mais difícil de ser quebrado
Pokemons geralmente usados com essa estratégia: Jirachi, Raikou, Entei, Alakazam, Hariyama, Pinsir, Espeon
Como parar: Prever o que o oponente vai fazer é de novo a melhor maneira de acabar com isso... Se ele for substituir, use um golpe pra quebrar o sub ou para tirar o poke da arena, se forem bombar Stats use Toxic, Thunder Wave, Hypnosis, WoW ou continuem atacando até ele morrer usando golpes físicos em pokes com CM e golpes especiais em pokes com BU. Encore, Taunt e Snatch também funcionam maravilhosamente bem aqui. Haze é uma alternativa não muito efetiva... Steelix, Blico e Weezing geralmente fazem um bom serviço segurando esse tipo de pokemon


Estratégia: Mixed Sweepers
Explicação: Pokemons que usam golpes físicos e especiais, não podendo assim serem bloqueados por pokemons voltados para uma única defesa
Pokemons geralmente usados com essa estratégia: Tyranitar, Gengar, Salamence, Metagross, Dragonite, Blaziken, Arcanine, Flygon, Raichu
Como parar: Usando pokemons que conseguem segurar bem os dois tipos de ataque, como Claydol, Steelix (geralmente por seu tipo, os golpes especiais mais usados com essa estratégia, não funcionam ou tiram pouco dele, cuidado com Fire Blast), Suicune, Swampert, Milotic, Registeel, Celebi entre outros... Um Sweeper mais rápido, principalmente se for bander pode dar certo.

Estratégia: Sub/Endure + Flail/Reversal
Explicação: Com Sub ou Endure seu pokemon pode ficar com 1% de HP e ter o poder do Flail ou Reversal maximizados, em pokemons com traits como a do Heracross e a do Blaziken a força de golpes de um certo tipo também é aumentada
Pokemons geralmente usados com essa estratégia: Medicham, Heracross, Hitmonlee, Dodrio, Blaziken, Thyplosion, Kabutops
Como parar: Tyranitar e sua trait os destroem se trocado ao mesmo tempo do ultimo sub, porque o sandstorm evocado vai matar o poke... Alem disso temos Fake Out, Quick Attack, Extremespeed, Mach Punch, Salamence, Gyarados, Gengar, Weezing, Ninjask, Encore e Rock Blast

Estratégia: Dragon Dancers
Explicação: Pokemons com esse move sem sweepers por excelência, depois de usarem duas vezes tornam-se muito difíceis de serem parados, pois terão muito ataque e serão mais rápidos que praticamente qualquer poke que não teve sua velocidade aumentada.
Pokemons geralmente usados com essa estratégia: Tyranitar, Dragonite, Gyarados, Salamence
Como parar: Skarmory com Roar e Drill Peck e Weezing com Haze e Thunderbolt ou Sludge Bomb podem parar todos menos o Ttar, Suicune e Swampert só não param o Gyarados, Donphan para todos e Claydol, Flygon ou qualquer coisa com BB ou HP: Fighting especificamente para o Ttar

Estratégia: Magneton + Gyarados/Snorlax/Metagross/Tauros/Salamence.
Explicação: O maior counter desses pokemons no jogo simplesmente morre quando está ao mesmo tempo na arena com o magneton e ele não pode ser trocado, devido a trait do maggie, favorecendo uma "sweepada de um desses pokes”.
Pokemons geralmente usados com essa estratégia: Não sei, preciso pesquisar melhor
Como parar: Ter um counter contra esses pokemons que não seja Skarmory ou matar o Magneton antes de ele levar Skarm.

Estratégia: Sub + Petaya
Explicação: Quando o pokemon estiver no final da energia, ele usa Sub e ativa o Petaya Berry se tornando bastante letal
Pokemons geralmente usados com essa estratégia: Jolteon, Arcanine, Charizard, Sceptile, Zapdos, Alakazam, Houndoom
Como parar: Quick Attack, Fake Out, Mach Punch, Encore, Rock Blast, Blico, Regice, Lanturn, Latias, Snorlax, Snatch...

Estratégia: Belly Drum
Explicação: Belly Drum maximiza o ataque do pokemon que o usou... Usando Sub é possível ainda fazer combo com salac berry se o HP for divisível por 4...
Pokemons geralmente usados com essa estratégia: Hariyama, Charizard, Snorlax (na verdade só o Charizard)
Como parar: Rock Blast, Haze, Roar, Encore, ataques que matem ou tiram mais de 50% do pokemon que está usando essa estratégia impedindo-o de usar BD ou matando ele dependendo da velocidade de cada um.

Estratégia: Curse
Explicação: Aumenta o Ataque e a Defesa, mas diminui a velocidade, funciona bem em pokemons com boa defesa especial tornado-os resistentes e com alta poder de ataque
Pokemons geralmente usados com essa estratégia: Swampert e Snorlax, raramente Miltank
Como parar: Haze, Encore, Roar, Snatch, pokemons de grama pro Swampert, Metagross, Tyranitar e Rhydon para Snorlax

Estratégia: Rest + Sleep Talk
Explicação: Sleep Talk permite que se use um golpe sortido enquanto o poke dorme, cai muito bem com Rest que faz o pokemon recuperar toda a energia, mas em compensação começar a dormi.
Pokemons geralmente usados com essa estratégia: Zapdos, Moltres, Suicune, Kanghaskan, Heracross, Milotic
Como parar: Usando Pokemons com bastante ataque a fim de matar o Rester antes de ele dormir de novo, Snorlax leva todos os pokemons que usam isso menos Heracross, Choice Banders ou pokemons com vantagem de tipo também fazem esse serviço bem. Leech Seed ajuda muito aqui


Estratégia: Batton Pass
Explicação: Um pokemon passa via BP bônus de Stats para outro
Pokemons geralmente usados com essa estratégia: Celebi, Espeon e Jolteon como passers, Zapdos, Jirachi, Suicune, Tyranitar, Gengar como alvos do BP. Ninjask como passer e atacantes físicos em geral como alvo
Como parar: Snatch, Psychic Up, Encore, Counters específicos pro pokemon que esta bombando CM (Snorlax para Espeon e Jolteon, Salamence, Heracross e Armaldo para Celebi, Ttar e Dugtrio para Celebi e Espeon) ou para os alvos do Bpass... Contra o Ninjask nada que um Hazer ou um Pseudo Hazer não façam... Rock Blast e praticamente qualquer pokemon com vantagem sobre o ninjask servem também.

Estratégia: Seeders
Explicação: Leech Seed vai tirando energia aos poucos do pokemon adversário e vai dando para o seu
Pokemons geralmente usados com essa estratégia: Venusaur, Exeggutor, Celebi, Ludicolo, Sceptile
Como parar: Rapid Spin, Outro pokemon de grama (geralmente Venny e Celebi param todos os outros), sub, Sweepers que consigam levar os seeders em 1 único hit como Salamence.

Estratégia: Agility Metagross
Explicação: Metagross é um pokemon com ótimos stats, só a velocidade que deixa a desejar, isso é sanado pelo uso de agility, ele funciona BEM melhor no final do jogo quando os pokemons do time adversário estão com energia mais baixa
Pokemons geralmente usados com essa estratégia: Pikachu
Como parar: Suicune, Zapdos, Moltres, Ludicolo, Milotic, Swampert, Donphan, Forry, Skarmory

Estratégia: Trappers
Explicação: Pokemons que não deixam você trocar
Pokemons geralmente usados com essa estratégia: Wobbufet, Magneton e Nosepass para metálicos, Dugtrio (que junto com o Wobbufet vira um demonio), Umbreon
Como parar: Para o Umby: Encore, Heracross, WhirlWind Hariyama, Sleep Inducers, Taunters... Contra Magneton Gardevoir Tracer, pokes Terrestres, ou algo que agüente pancadas especiais, o principal é não deixar seu Skarm ou Metagross Bander estarem junto com ele na arena. Para Dug, qualquer coisa que voe ou levite não sofre efeito de sua Trait, Gardevoir com Trace e Wobb acabam com ele também. Porygon2 com Trace, Toxic, Burn ou Taunt destroem o Wobb.


Estratégia: Times baseados em mudança de Status
Explicação: Pokemons não tem seu desempenho atrapalhado quando estão paralisados, dormido, queimados ou intoxicados
Pokemons geralmente usados com essa estratégia: Praticamente qualquer poke...
Como parar: Heal Bell e Aromatherapy, Guts e Marvel Scale, Natural Cure, pokemons metálicos ou com Immunity para Toxic, de fogo para WoW, Sleep Talkers, Hypno, Bannete para Sleep Inducers e pokemons de terra para Thunder Wave

Estratégia: Pokemons que tem o poder "eu nunca morro” •Explicação: Pokes com golpes de recuperação e boas defesas são muito difíceis de serem derrubados
Pokemons geralmente usados com essa estratégia: Celebi, Registeel, Milotic, Cosmic Powers, Dusclops, Suicune
Como parar: Para Resters o melhor é se aproveitar dos turnos que eles perdem e bombar na frente deles, para os Comic Powers o melhor é intoxicá-los ou esperar por 1 CH, para Recovers o melhor são Banders ou counters específicos (Heracross da conta de todos pokemons com esse “poder”, Salamence e Aero funcionam bem contra Celebi, Milotic, Arcanine e Blaziken acabam com o Dusclops)...Se tiver paciência, use outro pokemon que nunca morre até seu oponente cansar e trocar de poke...

Estratégia: Double Teamers
Explicação: Depois de alguns Double Teams é bem difícil acertarem seu pokemon
Pokemons geralmente usados com essa estratégia: Umbreon principalmente. Qualquer pokemon com Stay Power médio é "utilizável" com esse golpe
Como parar: Snatch, Haze, Encore, Tomar vantagem de tipos e derrubar o usuário de 2team antes que se torne um problema


Estratégia: Trick Banders
Explicação: Passam o item Choice Band para outro pokemon, se esse pokemon for atacante especial ou defensivo, ele terá suas habilidades bem reduzidas
Pokemons geralmente usados com essa estratégia: Kazam e Grumpig
Como parar: O melhor jeito e jogando um outro Choice Bander na frente deles, se não tiver um, coloque um atacante físico que caia bem com Choice Band ou um Muk que, por causo de sua Trait faz o Trick falhar.

Estratégia: Encorers
Explicação: Eles se aproveitam quando um pokemon usa um golpe como Sub ou Curse, que não tem efeito ofensivo algum e usam Encore, assim o pokemon “encorado” ficara usando o mesmo golpe sem poder atacá-lo
Pokemons geralmente usados com essa estratégia: Alakazam, Wobb, Jumpluff
Como parar: Só usar golpes de dano para Jump e Kazam... Contra o Wobb os Counters já foram listados na parte de Trappers

Estratégia: Batton Chain
Explicação: Times baseados em Batton Pass têm pokemons especialmente projetados para destruir os mais comuns counters de batton passers e geralmente tem o objetivo de, no final, passar bônus de Stats para um ultimo pokemon que provavelmente levara o time adversário inteiro.
Pokemons geralmente usados com essa estratégia: Ninjask, Vaporeon, Magneton, Smeargle, Umbreon, Mr. Mime
Como parar: Tentar acabar com a Chain antes que o oponente consiga aumentar suas defesas, Regice com Psychic Up e Skar com Whirlwind + Dugtrio para levar Smeargle.

Glossário:

Blisskarm = Time com Blissey e Skarmory
Sub = Substitute
Lax = Snorlax
Curselax e Cursepert = Respectivamente Snorlax e Swampert com Curse
BPass= Batton Pass
EPs ou EVs = Effort Points
Sweepers = Pokemons voltados para o ataque
Mixed Sweepers = Pokemons voltados para o ataque usando tanto golpes especiais como físicos
Seeders = Usuários de Leech Seed
Blico = Blissey
Skarm ou Skar = Skarmory
Forry = Forretress
Umby = Umbreon
TTar = Tyranitar
Sub 101 = Sub em pokemons com 404 ou mais HP, com isso Seismic Toss não pode quebrar o Sub em 1 hit
CM = Calm Mind
BU = Bulk Up
BB = Brick Break
HP: Hidden Power
Kazam = Alakazam
Stay Power = Capacidade do pokemon de receber Hits sem morrer
BD = Belly Drum
Venny = Venusaur
WoW = Will-o-Wisp
CH = Critical Hit
2team = Double Team
Wobb = Wobbuffet
Jump = Jumpluff

 


                           


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